A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no qual é celebrada a primeira vez que a criança cristã irá receber o Corpo e o Sangue de Cristo (sob a forma de pão e vinho). Trata-se de um dos Sacramentos da Igreja – assim como o Batismo – no qual é prepresentado “o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso“.
Como a criança se prepara para a Primeira Comunhão?
Para se preparar para a Primeira Eucaristia, a criança cristã deve aprender e compreender alguns dos princípios da Igreja, tais como os 10 Mandamentos, como acontece uma Celebração Religiosa (Missa), as principais Orações, os Mandamentos da Igreja e os 7 Sacramentos. Estes aprendizados devem ser ensinamos primeiramente pelos pais, a partir da mais tenra idade, e reforçada através da Catequese.
É muito importante que se entenda o quanto este sacramento é importante !Para poder participar, o catequizando deve antes fazer a confissão dos seus pecados ao Padre da Igreja em que será comungado. A escolha da Igreja é de acordo com a preferência da família, ou seja, aquela que já estão habituados a frequentar.E é importante ser dito e aprendido que NÃO SE DEVE COMUNGAR EM PECADO, sempre que pecar deve confessar primeiros os seus pecados, para então poder receber a Sagrada Eucaristia.
No momento da comunhão, o Padre aproximará da criança e pronunciará as palavras “O Corpo e o Sangue de Cristo“. A criança responde: “Amém“, de maneira a demonstrar a sua fé no Sacramento, recebendo a hóstia em sua boca. Após comungar, a criança deverá se manter em silêncio e em Oração, agradecer as dádivas concedidas a si, sua família e amigos. Deve ainda pedir as bênçãos necessárias para ser um bom e generoso Cristão.
Qual roupa usar para a Primeira Comunhão?
Assim como no Batismo do Bebê, também é necessário uma roupa especial para receber a Primeira Comunhão. Geralmente a roupa é branca ou em tons claros pastéis (por exemplo, creme ou bege).
Para os momentos de Oração a criança deverá ter em suas mãos uma vela longa e branca, decorada especialmente para a cerimônia.
Este próximo link é um é um texto de uma matéria do site do Padre Paulo Ricardo que fala sobre como foi: